quinta-feira, 17 de setembro de 2009

SCC inscreve para o Prêmio Estórias de Pontos até 29 de outubro

O Ministério da Cultura (MinC), representado pela Secretaria de Cidadania Cultural (SCC), abre inscrições para o Prêmio Estórias de Pontos de Cultura até 29 de outubro. Serão concedidos 25 prêmios de R$ 5 mil, totalizando um investimento de R$ 125 mil. A distribuição deles obedecerá a proporção de Pontos de Cultura existentes nas cinco regiões do país: Sudeste (oito prêmios), Nordeste (seis), Norte (cinco), Sul e Centro-Oeste com três prêmios cada uma (confira edital e anexos após o texto).

O objetivo do Prêmio Estórias de Pontos de Cultura é valorizar e dar visibilidade às ações dos Pontos de Cultura nas diversas regiões do país, por meio da publicação de histórias biográficas institucionais, juntamente com a biografia de um personagem da comunidade que se destaca pelo seu conhecimento, atuação e história de vida. Desta forma, será feito um trabalho de reconhecimento dessas instituições como espaços de experimentação e inovação cultural e social.

Os Pontos de Cultura representam processos vivos, empíricos, repletos de testemunhos e personagens intensos, criativos e comprometidos com sua própria história e com a história de uma nação nova, ousada, contemporânea e criativa. Poderão participar da seleção todos os Pontos de Cultura conveniados com o Programa Cultura Viva desde 2004.

O personagem da comunidade deverá ser escolhido de acordo com a estória de militância cultural, podendo ser em qualquer uma das vertentes culturais, construída ao longo de sua vida. O relato do personagem despertará o sentimento de pertencimento nas comunidades, o que provoca uma nova percepção sobre as coisas simples e pequenas, permanentemente esquecidas no fluxo da vida, no interior silencioso do cotidiano.

Livro e vídeo
As histórias biográficas poderão integrar livros ou vídeo-documentários, e no mínimo 5% desses produtos serão destinados aos Pontos de Cultura para a realização de atividades de mobilização e divulgação.

A comissão avaliadora das propostas, composta por representantes do MinC e especialistas na área cultural, vão analisar critérios como a história institucional do Ponto de Cultura, biografia do personagem, comprovação da realização de projetos relevantes na área da cultura, contribuição sócio-cultural para as comunidades em que atual, nível de envolvimento da comunidade com o trabalho realizado pelo Ponto, dinamismo dos espaços culturais, capacidade para a formação de parcerias e geração de emprego e renda.


Mais informações MinC

Nenhum comentário: