quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Edital Cine Mais cultura

Pernambuco

Pernambuco é o primeiro Estado brasileiro a implantar regionalmente o Cine Mais Cultura. “Nós faremos parcerias como essa em todo o país. A nossa meta é chegar em todos os municípios brasileiros”, explicou a Coordenadora de Ações do Programa Mais Cultura do MinC, Mônica Monteiro.

O Cine Mais Cultura inetegra o Programa Mais Cultura e é coordenado juntamente com a Secretaria do Audiovisual, do Ministério da Cultura. No início do ano, na sua primeira etapa, o edital nacional do programa contemplou 100 projetos, de 83 cidades, de 17 estados do País.

Em Pernambuco o edital lançado pelo MinC, em parceira com a FUNDARPE vai contemplar 60 iniciativas. As inscrições se iniciaram no dia 6 de agosto e devem se estender até o dia 6 de outubro deste ano. As iniciativas selecionadas receberão Kit com telão (4mx3m), câmera digital, aparelho de DVD, projetor, mesa de som de quatro canais, caixas de som, amplificador, microfones sem fio, além de acervo da programadora Brasil para exibições semanais dos Cines.

A programadora Brasil é um programa da Secretaria do Audiovisual, responsável por um acervo de mais de 330 obras, dentre fimes históricos e contemporâneos, curtas e longas metragens de diversos gêneros. Pelo programa, filmes e vídeos nacionais são encartados em DVD e licenciados para exibição pública.

Cineclubismo é Movimento

O movimento estudantil brasileiro sempre teve uma forte relação com o cineclubismo. A experiência mais marcante foi o Cinema Novo, movimento marcado na história do cinema mundial que passou pelo CPC da UNE, com uma geração de jovens artistas que tinham nos cineclubes razão de ser, objetivo social e perspectiva
coletiva.

Reorganizado há 10 anos, o movimento de cultura da UNE, apesar de sua nova roupagem, preserva e valoriza a relação histórica estabelecida entre o movimento estudantil e o cineclubismo. O CUCA da UNE reconhece a cultura e o audiovisual nacional como ferramentas para a educação e a transformação social, utilizando suas próprias produções - os cinejornais, realizados pela TV CUCA - como fomentadores da discussão sobre a imagem da juventude e do povo brasileiro no contexto em que estão inseridos, contribuindo como forte potencializadores de debates de interesse da sociedade. Além de suas produções, o CUCA contribui com a difusão e exibição das obras nacionais e a produção audiovisual universitária.

Dentre as principais experiências do programa audiovisual do CUCA, destaca-se projeto do Cine CUCA, que levou às universidades brasileiras produções nacionais recentes, além de premiadas produções universitárias. O projeto foi coordenado por agentes espalhados pelos 27 estados brasileiros. Jà o Curta CUCA, foi uma iniciativa que premiou os 5 melhores curtas universitários no ano de 2007.

Com forte vocação para organização em rede, o CUCA pretende integrar o circuito dos produtores que participam do Cine Mais Cultura. Vale lembrar que a exemplo do Pernambuco, o MinC deve conveniar esse programa com órgãos de cultura de todos os estados brasileiros, o que certamente irá fortalecer a produção audiovisual do País e estimular o desenvolvimento de uma ampla rede.

Durante os anos de chumbo, o cineclubismo serviu de palco de articulação e resistência política. Hoje, além de buscar se organizar, como já se encontra em quase todos os estados brasileiros, o cineclubismo é cada vez mais, uma atividade reconhecida pelo Estado, possui um órgão representativo, como o Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, o CNC, que participa ativamente do processo de elaboração de políticas públicas para o setor, nacionalmente, luta pela sua democratização e realiza as Jornadas Nacionais de Cineclubes, que em 2008 celebrou os 80 anos de cineclubismo no Brasil.

Mais informações sobre Edital Pernambuco do Cine Mais Cultura, acesse o site do MinC

Nenhum comentário: