quinta-feira, 9 de julho de 2009

Encontros para apresentação do Concurso de Seleção para Pontos de Cultura no Estado de SP

O Ministério da Cultura (MinC), a Secretaria de Estado da Cultura (SEC-SP) e a Comissão Paulistas de Pontos de Cultura (CPPC) realizarão encontros para apresentação do edital para seleção de 300 novos Pontos de Cultura no estado de São Paulo.
Serão 26 encontros, sendo cinco na Região Metropolitana de São Paulo e o restante em cidades do interior do estado. Todas as regiões serão contempladas.
Os encontros serão realizados entre 16 de julho e 10 de agosto. O edital foi lançado no dia 24 de junho e estará aberto até 24 de agosto.
Confira as cidades do interior onde serão realizados os encontros no site da Representação Regional do MinC em São Paulo.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Encontro de Interações Estéticas reúne mais de 200 representantes de pontos de cultura.

Representantes de pontos de cultura de todo Brasil participaram na sede da FUNARTE  em São Paulo do Encontro de Interações Estéticas. Realizado pela Secretaria de Cidadania Cultural do Minc e Fundação Nacional de Artes - FUNARTE, o encontro propiciou que experiências de produtores de alguns dos 93 projetos realizados sob incentivo do prêmio concedido pelo edital de 2008 pudessem ser compartilhadas durante dois dias. 

Além de uma importante interação das experiências vividas nos diferentes universos simbólicos e contextos socioculturais, a programação contou com lançamento de editais e apresentação do Projeto Maracatu Atômico / Kaos-navial juntamente com o maracatu rural do ponto de cultura Estrela de Ouro. O espetáculo O BANQUETE, de Zé Celso Martinez encerrou no teatro oficina a programação do encontro. 


II Prêmio de Interações Estéticas - Residências Artísticas em pontos de cultura.


Lançado dia 30 de junho, no Encontro de Interações Estéticas, o edital de 2009 vai contemplar 70 novos projetos de residência artística em pontos de cultura nas mais diversas linguagens e formas de expressão cultural e artística. Serão 66 projetos regionais e 5 nacionais, o que compreende um montante de mais de 2 milhões de investimento. 


mais informações acesse www.cultura.gov.br 

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Edital de Seleção para Pontos de Cultura do Estado de São Paulo

O secretário de Cidadania Cultural do MinC, Célio Turino, explicou que a ação conjunta tem por objetivo apoiar entidades e incentivar iniciativas da sociedade civil que desenvolvam papel relevante em suas comunidades por meio do fomento, difusão, produção e formação cultural. “Com os Pontos de Cultura estamos promovendo a criação e a integração de uma rede de ações e serviços culturais em todo o país, contribuindo para o desenvolvimento de comunidades historicamente sem acesso aos instrumentos e mecanismos de fomento cultural. Esperamos que o edital possa contemplar a rica diversidade cultural do Estado de São Paulo”, destacou Turino.


Por sua vez, a secretária de Articulação Institucional do MinC e coordenadora executiva do Programa Mais Cultura, Silvana Meireles, enfatizou que a cultura ocupa o 6º lugar nos gastos mensais da família brasileira, independente da classe social, ficando acima da educação. “É um indicador de que o povo necessita e deseja cultura. No entanto, o Brasil ainda apresenta um grave cenário de exclusão cultural. Para superarmos essa realidade, os governos, em todas as esferas, devem colocar a cultura em suas agendas políticas. Estamos apostando muito na aliança com os estados e municípios em nossa missão de implementar uma política que garanta os direitos culturais dos cidadãos brasileiros”, afirmou.

O secretário de Cultura de São Paulo, João Sayad, celebrou a parceria com o Ministério da Cultura, que possibilitará a transferência direta de recursos para apoiar iniciativas culturais da sociedade civil. “Estamos vencendo o formalismo e a burocracia, garantindo recursos para apoiar o segmento da população que mais precisa”, afirmou. Segundo o secretário, o governo estadual oferecerá capacitação para auxiliar as entidades a apresentarem projetos ao edital. “É preciso eliminar barreiras entre o Estado e a sociedade”, ressaltou.

Para Robson Bonfim Sampaio, representante da Comissão dos Pontos de Cultura de São Paulo, o apoio direto dos governos representa uma nova forma de fazer política cultural, que contempla a diversidade dos produtores, agentes e criadores culturais. “Significa não só mais recursos, mas também mais transparência nos recursos destinados à cultura, democratizando a produção criativa do país.”

As 300 iniciativas a serem contempladas formarão a maior rede de Pontos de Cultura do país. O estado de São Paulo tem hoje cerca de 200 Pontos já apoiados. No Brasil, são mais de 1.500 iniciativas contempladas pelo Ministério da Cultura, por meio dos programas Cultura Viva e Mais Cultura. A meta é chegar a mais de duas mil até o final do ano.

As inscrições ao edital estarão abertas de 24 de junho a 24 de agosto. Podem participar pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, como associações, sindicatos, cooperativas, fundações privadas, escolas comunitárias, associações de pais e mestres, ou Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), Organizações Sociais (OS) e Pontos de Cultura, sediados em São Paulo e com atuação comprovada na área cultural há pelo menos dois anos.

O EDITAL

O objetivo do edital é a concessão de apoio na forma de prêmio, por meio de repasse de recursos financeiros do Programa Mais Cultura - Pontos de Cultura, para projetos culturais que desenvolvam ações continuadas em pelo menos uma das áreas de Culturas Populares, Grupos Étnico-Culturais, Patrimônio Material, Audiovisual e Radiodifusão, Culturas Digitais, Gestão e Formação Cultural, Pensamento e Memória, Expressões Artísticas, e/ou Ações Transversais.

Confira!