segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Ministério da Cultura lança edital nacional para a seleção de cem novos núcleos de exibição

Cada projeto selecionado receberá equipamentos de projeção digital, incluindo uma câmera MiniDV,obras do acervo da Programadora Brasil e oficinas de capacitação para a atividade exibidora.
.
Com o objetivo de democratizar e regionalizar a difusão do audiovisual, o Ministério da Cultura lança nesta quarta-feira, 11 de fevereiro, durante Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, o edital para seleção de 100 Cines + Cultura. Os selecionados receberão kits com equipamentos de projeção digital, incluindo uma câmera MiniDV, obras do acervo da Programadora Brasil e oficinas de exibição. A ação integra o Programa + Cultura - que faz parte da Agenda Social do Governo Federal - e atuará sobre o tripé tecnologia digital, conteúdo e capacitação cineclubista.
.
Visando ampliar a rede de exibidores não comerciais, o edital contemplará núcleos prioritariamente localizados em periferias de grandes centros urbanos e em municípios integrantes dos Territórios da Cidadania, localidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano. Esses pontos selecionados serão os Cines + Cultura.
.
O lançamento do edital ocorrerá em ações simultâneas, às 11h, do dia 11. O secretário do Audiovisual do MinC, Silvio Da-Rin, dará o 'play' da primeira sessão de um Cine + Cultura, em São Sebastião da Boa Vista, no arquipélago do Marajó, no Pará, em cerimônia transmitida por webconferência para o Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, em Brasília.
.
No Distrito Federal, a apresentação do Programa + Cultura e o lançamento do edital Cine + Cultura serão feitos pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, que estará acompanhado dos ministros do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, e do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, ambos já parceiros do Programa.
.
Também no mesmo dia e horário, sete Cines + Cultura que já receberam oficinas de capacitação irão realizar sessões de exibição nos estados da Bahia, da Paraíba, de Goiás, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais para seus públicos.
.
Tripé: Tecnologia Digital, Capacitação e Conteúdo
.
O edital disponibilizará para os novos 100 Cines + Cultura, contemplados pelo primeiro edital de 2009, o equipamento necessário para instalar salas de exibição digitais. São eles: uma tela para projeção de 210 polegadas (4m X 3m), um projetor de vídeo com potência de luz de 2.200 ANSI Lumens, um aparelho leitor de DVD, uma mesa de som de 4 canais, quatro caixas não amplificadas de potência de 250 watts, um amplificador com 1200Wrms de potência, dois microfones sem fio de alcance de 150 metros e uma Câmera Filmadora Digital Mini DV 3CCD ( Panasonic - modelo NV-GS320PL-S) com função Photo shot para tirar fotos no Cartão SD e monitor LCD em cores de 2,7 polegadas wide.
.
Já as oficinas de capacitação cineclubista têm como objetivo qualificar de maneira prática os participantes para a realização de programação, divulgação e debates das sessões; apoiar a formação dos oficinandos com introduções à história do cinema e linguagem cinematográfica; e oferecer informações sobre questões relevantes e atuais relativas à atividade exibidora como direitos autorais e sustentabilidade. Outra meta é estimular os responsáveis pelos Cines + Cultura ao diálogo com a comunidade local para a participação efetiva nas atividades. Esse trabalho será desenvolvido com apoio de um manual de capacitação produzido pelo programa, também por meio da parceria com o CNC.
.
Após receber os equipamentos e a capacitação, os Cines receberão filmes e vídeos do catálogo da Programadora Brasil, programa realizado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (www.programadorabrasil.org.br). Pela iniciativa, filmes e vídeos nacionais são encartados em DVD e licenciados para exibição pública, por meio de permissão de uso. A Programadora reúne hoje um acervo de 330 obras nacionais, organizados em 103 programas (DVDs). São filmes históricos e contemporâneos, curtas, médias e longas-metragens, de todos os gêneros. Ao longo de dois anos, cada Cine + Cultura poderá solicitar em média 12 programas por trimestre de trabalho e fazer uma nova solicitação após a entrega dos relatórios das atividades. Os Cines terão que exibir 60% de conteúdo nacional, podendo ser ou não da Programadora Brasil, com total liberdade de escolha dos títulos das suas sessões.
.
Informações: (61) 3316-2360, na Assessoria de Imprensa do Programa + Cultura, na Secretaria de Articulação Institucional do MinC.

Nenhum comentário: