sexta-feira, 18 de julho de 2008

Festivais Internacionais

De olho no mundo!

Se ligue nos festivais internacionais que estão com inscrições abertas.

Inscreva-se!




FIKE, de Portugal, prorroga inscrições para 15 de julho

Estão abertas as inscrições para o Festival Internacional de Curtas Metragens de Évora - FIKE 2008, que recebe trabalhos de qualquer gênero produzidos depois de 1º de Janeiro de 2007, com até 40 minutos de duração.

O Regulamento do Festival, realizado em Portugal, e a inscrição on-line podem ser encontrados em:

http://fikeonline.net/regulamento/
http://fikeonline.net/inscricao/

Nesta edição, o Festival terá uma Competição Especial, dedicada ao tema do
Vinho & Comida.

Abertas as inscrições para o DocBsAs e para o Morelia LabDoc

Entre as atividades de fomento às co-produções e à participação de produtores e diretores brasileiros em eventos internacionais, com vistas a que estejam preparados a apresentar projetos consistentes também no contexto externo, a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura oferece prêmio no 8º DocBsAs e recebe inscrições para cinco vagas brasileiras nas oficinas e 'pitch' do fórum. A SAv/MinC também coordena o processo de seleção para a vaga brasileira no 'pitch' do mexicano Morelia LAB DOC 2008. As informações sobre as duas iniciativas estão a seguir:


8º DocBsAs

Por intermédio da SAv/MinC, o Brasil oferecerá o Prêmio Mercosul, no valor de € 2 mil (dois mil euros), ao melhor projeto de documentário experimental proveniente de países do mercado comum, entre os participantes do Fórum de Produção Documental - 8° DocBsAs, que acontece entre 20 e 24 de outubro de 2008, na capital argentina.

O fórum é dedicado à produção independente de cinema documental da América Latina e esta é a primeira participação brasileira. O Prêmio Mercosul é uma das diversas premiações oferecidas pelo DocBsAs: na última edição foram oito, contemplando projetos e filmes.

Oficinas e 'Pitch' - A SAv/MinC convoca produtores brasileiros para apresentarem, até 22 de agosto (data de postagem), projetos de documentários para concorrer às cinco vagas brasileiras - de um total de 17 oferecidas - nas oficinas e 'pitch' da oitava edição do DocBsAs.

Os projetos inscritos devem estar em etapa de desenvolvimento ou escritura do roteiro e contar com um potencial interesse internacional. Serão aceitos projetos que tenham filmagem parcial, mas em nenhum caso películas já finalizadas.

Na oficina de formação, com duração de três dias, os participantes terão contato com técnicas e idéias para apresentação dos projetos. Nas sessões de 'pitch', aspectos narrativos e estéticos dos projetos serão apresentados e discutidos com convidados internacionais.

A participação é gratuita e a organização arcará com o traslado e a estadia dos participantes. Os documentários que receberem prêmios do Fórum de Produção de Documentários terão sua première em território argentino no marco do DocBsAs, sem que isso prejudique sua exibição prévia fora da República Argentina.

Além do Brasil, participarão projetos da Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru, Venezuela, Colômbia e Equador. As Fichas de Inscrição e informações detalhadas disponíveis nos arquivos a seguir:

Instruções DocBsAs

Ficha de inscrição (espanhol e inglês)


Morelia LAB DOC 2008

Os produtores de documentários interessados em participar das oficinas e debates do Morelia LAB DOC 2008 podem se inscrever até 15 de agosto de 2008 para um processo de seleção que, no Brasil, será coordenado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.

O Festival Internacional de Cinema de Morelia, no México, reunirá documentaristas de toda a América Latina entre 5 e 12 de outubro. O Brasil tem uma vaga entre os 30 participantes das oficinas (17 mexicanos e 13 de outros países da América Latina), que concorrerão a dois prêmios equivalentes a R$ 7.770,00 para o desenvolvimento dos projetos apresentados na inscrição.

O Morelia LAB DOC 2008 vai oferecer aos selecionados a participação nas sessões de oficinas e debates, transporte de ida e volta da Cidade do México para Morelia, além de hospedagem, café da manhã e almoço na cidade. O objetivo do Festival é proporcionar um local de encontro entre documentaristas mexicanos e latino-americanos, gerando reflexão sobre as perspectivas do documentário no México e propiciando intercâmbio de experiências.

No ano passado, a selecionada brasileira foi Suzana Markus (Carabina Filmes, MG), com o longa-metragem de ficção O Homem da Cabeça de Papel. Seu projeto ficou em segundo lugar, ganhando o prêmio de desenvolvimento do Morelia LAB. Foi a primeira participação do Brasil nestas oficinas, que alternam edições para projetos de ficção e documentário.

Inscrições - Até 31 de julho, os interessados devem realizar uma pré-inscrição via e-mail. Até 15 de agosto, os documentos de inscrição - currículo, proposta de documentário, orçamento e carta de motivações - deverão ser enviados à Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em formato PDF. Os resultados serão divulgados em 8 de setembro.

Todas as informações podem ser encontradas aqui.

Os nomes dos participantes selecionados estarão disponíveis a partir de 8 de setembro e serão publicados nos portais do MinC , do IMCINE, SOGEM e do Festival Internacional de Cinema de Morelia.

Nenhum comentário: