quarta-feira, 9 de julho de 2008

DOCTV IV encerra inscrições no próximo dia 11 de julho

Nesta edição, os 27 Concursos estaduais selecionarão 57 projetos de documentário
.
Até o dia 11 de julho, estão abertas as inscrições para o concurso DOCTV IV - Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro, um casamento da televisão pública com a produção independente, promovido pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, ABEPEC - Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais, TV Cultura - Fundação Padre Anchieta, e TV Brasil - Empresa Brasil de Comunicação, com o apoio da ABD Nacional - Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas.
.
Considerado um dos mais bem sucedidos projetos do setor audiovisual brasileiro, o Programa vai selecionar 35 projetos de documentário nos 26 estados, mais o Distrito Federal. Além disso, graças a uma parceria das emissoras de TV, do poder público e iniciativa privada, haverá uma expansão na premiação de projetos de documentário por meio das chamadas Carteiras Especiais, que poderá chegar a 22 projetos aprovados nesta edição. Estão previstos mais um (1) filme no Tocantins, Pernambuco, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Maranhão; dois (2) filmes em Sergipe, Goiás e Minas Gerais; quatro (4) filmes na Bahia; e sete (7) filmes em São Paulo, totalizando 22 filmes produzidos pelas Carteiras Especiais.
.
Todos os documentários selecionados nos Concursos DOCTV (inclusive as Carteiras Especiais) serão co-produzidos pelas TVs Públicas para serem exibidos, em horário nobre, em rede nacional, a partir de 29 de maio de 2009. Cada projeto receberá R$ 110 mil (cento e dez mil reais) para a realização do documentário.
.
Também está garantida a participação dos autores dos projetos selecionados na "Oficina para Desenvolvimento de Projetos", entre 7 e 12 de setembro. Neste período, os 35 autores irão se reunir com cinco expoentes do documentário nacional, para debate e aperfeiçoamento dos projetos, antes do início da gravação. Nas edições anteriores essa oficina teve como orientadores os cineastas Geraldo Sarno, Eduardo Coutinho, Eduardo Escorel, Maurice Capovilla, Jorge Bodanzky, Giba Assis Brasil, Cristiana Grumbach, Ruy Guerra e Joel Pizzini.
.
Entre os dias 28 de setembro e 3 de outubro, os autores e seus respectivos diretores de produção irão participar da "Oficina de Desenho Criativo de Produção". Esse encontro leva os profissionais selecionados nos Concursos Estaduais DOCTV IV a um pitching (banca de avaliação) com dois renomados produtores audiovisuais, para aperfeiçoamento dos desenhos de produção dos documentários.
.
Os 35 documentários garantidos pelo DOCTV IV serão distribuídos da seguinte forma pelas unidades federativas: um (1) projeto de documentário em Roraima, Amapá, Amazonas, Acre, Rondônia, Tocantins, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Santa Catarina; e dois (2) projetos no Pará, Ceará, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.
.
Contatos para imprensa:
Priscila D. Carvalho Comunicação/ SAv - MInC
(61) 3316 2088/ 2944 - (61) 92771313

Nenhum comentário: