sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Publicados os Editais de Fomento à Produção Audiovisual 2007/2008

As inscrições para os sete Editais de Fomento à Produção Audiovisual 2007/2008 do Ministério da Cultura podem ser realizadas até o dia 29 de fevereiro de 2008. As portarias que instauram os concursos foram publicados na edição de 26 de novembro de 2007 no Diário Oficial da União.
.
O total de recursos mobilizados para o apoio às produções é de R$ 9.800.000,00.
.
Regionalização das políticas públicas
Respeitando o princípio de regionalização das políticas públicas, seis dos sete editais publicados prevêem que haverá pelo menos uma proposta selecionada em cada uma das cinco regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste).
.
Política para estreantes
Os editais para filmes de baixo orçamento, desenvolvimento de roteiros e de curta-metragem dos gêneros ficção, documentário ou experimental têm uma política de selecionar propostas de diretores estreantes e experientes.
.
No Edital de baixo orçamento, são reservados 2 projetos, de um total de 5, para diretores estreantes. São considerados diretores estreantes aqueles que ainda não realizaram nenhum longa metragem e que atendam a pelo menos uma das seguintes exigências: tenha assinado a direção de pelo menos 2 (dois) filmes de curta metragem ficção; ou tenha assinado a direção de pelo menos 1 (um) filme de curta metragem ficção e atuado como Assistente de Direção ou Diretor/Assistente de Fotografia ou Montador/Assistente de Montagem ou Roteirista, em pelo menos um filme de longa metragem ou em três curtas. Diretores não estreantes são aqueles que já dirigiram um ou mais filmes de longa metragem.
.
No Edital para apoio ao desenvolvimento de roteiros, serão selecionados pelo menos 4 projetos de roteiristas estreantes. Roteirista estreante é aquele que nunca teve um roteiro de longa metragem ficção produzido e veiculado na televisão e/ou exibido em sessões públicas.
.
No edital de curtas de ficção, documentário ou experimental serão aprovados pelo menos 8 projetos de estreantes, do total de 20 obras apoiadas. Neste caso, diretor estreante é aquele que ainda não dirigiu obra realizada em película. Diretor não-estreante é aquele que já dirigiu uma ou mais obras realizadas em película.
.
Informações: (61) 3316-2088/2044, das 14 às 18horas.
.
(Priscila D. Carvalho, SAV/MinC)

Nenhum comentário: