terça-feira, 29 de janeiro de 2008

EDITAIS

* IBERMEDIA
Até 18 de fevereiro
A Agência Nacional do Cinema (ANCINE) está com inscrições abertas para projetos que buscam Apoio Financeiro do Programa Ibermedia, que tem por finalidade subsidiar projetos cinematográficos ibero-americanos, nas modalidades Programas de Formação, Co-produção de filmes ibero-americanos, Desenvolvimento de projeto de cinema e televisão e Distribuição e Promoção de filmes ibero-americanos. Editais de cada modalidade, formulários e outras informações: www.programaibermedia.com
.
* SAV/MINC
Até 29 de fevereiro
Estão aberta inscrições para os sete Editais de Fomento à Produção Audiovisual 2007/2008, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV/MinC). O total de recursos mobilizados para o apoio às produções é de aproximadamente R$ 10 milhões. Veja cada um dos sete editais e os arquivos importantes para inscrição na nova página do MinC: www.cultura.gov.br . Informações: (61) 3316-2088 / 2044 (tarde).
.
* REVELANDO OS BRASIS III
Até 28 de março
O programa Revelando os Brasis tem o objetivo de promover a inclusão e a formação audiovisuais por meio do estímulo à produção de vídeos digitais. Dirigido a moradores de municípios brasileiros com até 20 mil habitantes, o projeto contribui para a formação de receptores críticos e para a produção de obras que registrem a memória e a diversidade cultural do país, revelando novos olhares sobre o Brasil. Para acessar o regulamento e a ficha de incrição de projetos, visite o endereço do programa Revelando os Brasis: www.revelandoosbrasis.com.br/.
.
FESTIVAIS
.
-CINE PE
Até 31 de janeiro
Estão abertas as inscrições para o Cine PE, Festival do Audiovisual 2008, que será realizado de 28 de abril a 4 de maio no Recife. O festival é destinado a filmes de curta e longa-metragens 35mm e curta-metragem em vídeo digital, finalizados a partir de maio de 2007, e que se enquadrem nas categorias Ficção, Documentário e Animação. Os interessados podem se inscrever pela página www.cine-pe.com.br, ou pessoalmente, na Rua João Cardoso Aires, 1042 - Boa Viagem – Recife. Outras informações: (81) 3461.3773.
.
-ECO BAHIA
Até 31 de janeiro
Estão abertas inscrições para a Mostra itinerante no Brasil, que acontece em agosto em Salvador (BA), dentro do 1º Eco Bahia: Festival Internacional do Audiovisual Ambiental. Podem concorrer filmes, vídeos e programas de televisão que tratem de questões de sustentabilidade e meio ambiente na América Latina. O material deve ser enviado para Ecomove International, Max-Brauer-Allee 277, 22769 Hamburg, Germany. Outras informações: www.ecomove.de/projekte Brasilien.cfm/.
.
-CINEMA EM CONSTRUÇÃO
Até 31 de janeiro
Durante o próximo “Encontro dos cinemas latino-americanos de Toulouse”, que acontece entre 28 de março e 6 de abril na cidade francesa, acontece paralelamente o programa “Cinema em Construção”, destinado a auxiliar a finalização de longas metragens de ficção. Podem concorrer filmes realizados em 35 e 16 mm, assim como em vídeo. Os concorrentes devem enviar três DVDs com o material já filmado, com legendas ou lista de diálogos em espanhol, francês ou inglês. Ficha de inscrição e outras informações: www.cineenconstruccion.com e www.cinelatino.com.fr/.
.-FESTIVAL DE CUIABÁ
Até 15 de fevereiro
estão abertas as inscrições para as mostras competitivas do 15º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, que terá como tema "100 Anos de Cinema em Mato Grosso". Os cineastas interessados em participar poderão se inscrever nas categorias Vídeo e Curta Metragem. Ficha de inscrição, regulamentos e outras informações: www.institutoculturalamerica.org /.
.
-CINE CEARÁ
Até 15 de fevereiro
O Cine Ceará, Festival Ibero-Americano de Cinema, recebe inscrições para a sua 18ª edição, que será realizada de 10 a 17 de abril em Fortaleza. As inscrições podem ser feitas para a Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem e para a Competitiva Brasileira de Curta-Metragem. Regulamento, ficha de inscrição e outras informações: www.cineceara.com.br/.
.
-CURTA-SE 8
Até 16 de fevereiro
Estão abertas as inscrições para o Curta-se 8, que abrange a partir desta edição os países ibero-americanos que fazem parte do Programa Ibermedia. Os inscritos podem concorrer entre cinco categorias competitivas. Ficha de inscrição e outras informações: www.curtase.org.br/.
.
-CINEME-SE 08
Até 21 de março
O Cineme-se 2008, Festival da Experiência do Cinema, que acontece em Santos (SP) entre maio e junho próximos, está com inscrições abertas para curtas-metragens com tema livre e duração de 1 a 20 minutos. Os curtas selecionados participarão das sessões “Cineme-se”, “maratona de curtas”, “vídeo minuto”, “experimental”, “cidade tela” e “sessão criança”. Inscrição e outras informações: http://sites.unisanta.br/cineclube/cinemese/.
.
-POVOS INDÍGENAS
Até 16 de maio
Estão abertas as inscrições para o IX Festival Internacional de Cinema e Vídeo dos Povos Indígenas, que se celebrará em La Paz e Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, de 11 a 20 de setembro. As inscrições podem ser feitas pela internet através do sítio www.plandecomunicacionindigena.org/. Outras informações: www.clacpi.org/.
.
MOSTRAS
.
CURTA NAS TELAS
De 11 de fevereiro a 14 de março, a Prefeitura de Porto Alegre está com inscrições abertas para a 33ª Seleção do Curta nas Telas. Poderão participar do concurso filmes de curta-metragem brasileiros, em bitola 35 mm, com duração de até 15 minutos, incluídos os créditos, que não tenham sido exibidos através da Lei Federal nº 6821/1975 e que tenham sido realizados após o ano de 1990, inscritos por pessoas físicas ou jurídicas. Regulamento, ficha de inscrição e outras informações: www.portoalegre.rs.gov.br/.
.
GUARNICÊ 08
Estão abertas as inscrições para o 31° Festival Guarnicê de Cinema, que acontece entre os dias 15 e 21 de junho, em São Luís, Maranhão. Haverá concursos de curtas e médias-metragens captados em película ou vídeo, filmes super 8, videoclipes, vídeos de 1 minuto, comerciais (destinado às agências e produtoras do Maranhão) e tele-reportagem (exclusivo às emissoras de televisão do Estado). Além das mostras competitivas, acontecem palestras, cursos e mostras itinerantes durante o festival. O prazo máximo para inscrição é 31 de março. Informações: (98) 3231.2887 e 3232.3901.
.
FILME LIVRE 08
A 7ª Mostra do Filme Livre, que começa dia 19 de fevereiro no Centro da capital carioca, já tem seus protagonistas: foram 220 selecionados dos 691 inscritos. Filmes de todos os formatos, gêneros, durações e feitos em qualquer época. De produções nordestinas, foram 27 as selecionadas. Relação completa e outras informações:
www.mostradofilmelivre.com/.
.
VERÃO AUDIOVISUAL
A 3ª Mostra Verão de Vila Velha (ES) está dedicada este ano aos 80 anos do cineclubismo brasileiro. O evento organizado pelo Movimento Cineclubista do Espírito Santo acontece até 23 de fevereiro na Tenda da Cultura, em Coqueiral de Itaparica, Vila Velha, com entrada franca. O público poderá conferir, entre curtas, vídeos e longas-metragens, nove documentários inéditos no Estado. Outras informações: www.cineclubes.org.br/.
.
--------------------------------------
ACESSE WWW.CULTURA.GOV.BR
--------------------------------------

Nenhum comentário: