terça-feira, 2 de junho de 2009

A Nova Rouanet | audiovisual

Em reunião na última semana, em seu gabinete, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, recebeu representantes do Congresso Brasileiro de Cinema (CBC). Acompanharam o ministro, o secretário-executivo Alfredo Manevy, o secretário de Audiovisual Silvio Da-Rin e o presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Manoel Rangel. Já o CBC foi representado na reunião por seu presidente, Rosemberg Cariri e vários diretores, entre os quais o secretário geral do CNC, João Baptista Pimentel Neto.


Os representantes do setor apresentaram a demanda de que a Nova Rouanet contemple atividades do cinema não-comercial. Atualmente, eles são atendidos pela Rouanet - ou por meio da renúncia fiscal ou por meio do Fundo Nacional de Cultura (FNC). Com a reforma, o FNC terá seis fundos setoriais, sendo um o do audiovisual (FSA), já existente.


No entanto, os representantes do setor argumentram que o FSA não atende às atividades de cineclubismo, festivais e documentários. A questão foi assimiliada e o ministro da Cultura comprometeu-se a fazer um ajuste na Nova Rouanet, para incorporar o fomento essas atividades, que ganharam peso nos últimos seis anos.


A ideia estudada é atender a área com recursos próprios, a partir de parte do FNC, com um modelo de gestão compartilhado. Isso significa um acréscimo de recursos a este importante setor do audiovisual, que vem sendo beneficiados por programas da Secretaria do Audiovisual.


Os representantes do setor aproveitaram para defender a discussão sobre a Nova Rouanet, considerada necessária. Após o fim da consulta pública, o Ministério da Cultura está sistematizando as propostas apresentadas. Um grupo de produtores culturais criou um abaixo assinado de apoio à proposta, na internet.


Veja o programa da TV Brasil com o ministro falando sobre a nova Lei.


Fonte: Blog da Rouanet

Nenhum comentário: