segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Vitória Cine Vídeo

O 16º Vitória Cine Vídeo – 13ª Mostra Competitiva Nacional será realizado de 30 de novembro a 05 de dezembro de 2009, em Vitória (ES), com o objetivo de apresentar uma programação gratuita com as mais recentes realizações de cinema e vídeo do Brasil.

A valorização da formação é destaque no festival capixaba, que apresenta, anualmente, uma programação de oficinas, debates, palestras e encontros voltada para a capacitação e a reciclagem, incentivando a troca de conhecimentos entre realizadores locais e profissionais do mercado nacional.

O VCV também estimula diretamente a produção local por meio do Concurso de Roteiro Capixaba, que premia roteiros escritos por autores residentes no Espírito Santo e viabiliza a produção através de parcerias com empresas e entidades do setor audiovisual. Este ano, será promovida a 11ª edição do Concurso de Roteiro Capixaba.

As ações de formação incluem projetos sociais e culturais voltados para crianças e adolescentes. Durante a semana do VCV, o Festivalzinho de Cinema leva ao cinema cerca de 3.500 alunos da rede pública municipal de Vitória, que assistem a uma programação especial para o público infanto-juvenil.

O festival também abre espaço para o lançamento dos filmes do Projeto Animação, que promove oficinas anuais de animação para 150 alunos da rede pública municipal de ensino de Vitória. Mais de 1000 estudantes já participaram das atividades, que resultaram em sete curtas premiados em festivais no Brasil e no exterior. Em 2009, será lançado o 8º curta-metragem em 35 mm produzido através do Projeto Animação.

O VCV é, também, um importante espaço de difusão para o cinema de animação fora dos festivais especializados, exibindo uma média de 15 títulos a cada edição e oferecendo uma premiação específica para a categoria.
A programação do Vitória Cine Vídeo inclui ainda Cine Galpão Itinerante, Cinema na Praia, Concurso de Flipbook e Crítica Cinematográfica, lançamento de livros e homenagem a um grande nome do cinema brasileiro.

domingo, 20 de setembro de 2009

UJS 25 anos

No bojo das atividades comemorativas em homenagem aos seus 25 anos, a UJS lança o Concurso de Redação “25 anos na ponta do lápis”. Trata-se de um concurso relâmpago, que pretende reunir as melhores contribuições dos talentos da UJS espalhados pelo país para garantir mais um elemento na memorável comemoração que estamos preparando para a próxima semana. Qualquer filiado pode participar.

Convocamos o conjunto dos escritores da nossa rede (amadores, profissionais, palpiteiros e afins) a enviarem seus textos de acordo com as regras abaixo. Será definido o texto vencedor que será lido e distribuído na festa nacional de comemoração dos 25 anos da UJS que ocorrerá em São Paulo (SP) no dia 25 de setembro. O autor do texto vencedor, além de ter sua obra divulgada nos quatro cantos do país, ganhará isenção no curso nacional de formação da UJS e um kit de revistas do CEMJ. Outros textos poderão ser selecionados para ser publicados na página da UJS e em outros materiais por ocasião das atividades de 25 anos. O prazo limite para envio dos textos é 22 de setembro, dia do aniversário da gloriosa União da Juventude Socialista.

Conteúdos históricos, ideológicos e políticos serão levados em conta como critério e o(a) autor(a) tem que ser filiado à UJS para submeter seu texto a aprovação. Entretanto, o estilo é livre, portanto criatividade e beleza na construção do texto são muito bem vindos. Para equilibrar todos estes elementos na escolha do texto vencedor, foram convidados dois ilustres membros para a comissão julgadora do concurso: Bernardo Jofilly, que é editor do Portal Vermelho, e Ricardo Abreu, o “Alemão”, que é Secretário de Juventude do PCdoB e diretor da UJS de 1989 a 1992.

Além do concurso de redação, várias iniciativas estão sendo realizadas pelo país. Participe das comemorações dos 25 anos da UJS. Envie artigos, sugestões, organize atividades e interaja com o nosso portal: envie um vídeo contando sua experiência na UJS e as mudanças na sua vida a partir da militância.

Participe do Concurso de Redação "25 anos na ponta do lápis"! Envie o seu texto para ujsnacional@gmail.com

Regulamento

1 Cada autor(a) pode enviar até 3 textos.

2
Os textos devem ser enviados por e-mail para o endereço ujsnacional@gmail.com, no corpo do e-mail e anexados em formato rtf ou txt (extensões existentes em qualquer computador, seja software livre ou privado).

3
Cada texto não pode ter mais que 5 mil caracteres (contando os espaços).

4 Os textos devem conter título e assinatura do(a) autor(a), com nome completo, cidade e estado.

5 O(A) autor(a) tem que ser filiado(a) à UJS.

6 A comissão julgadora será composta pelo presidente da UJS, Marcelo Brito “Gavião”, pelo diretor de Comunicação da UJS, Fernando Henrique Borgonovi, pela diretora de Formação da UJS, Luana Bonone e pelos convidados Bernardo Joffily (editor do Portal Vermelho) e Ricardo Abreu “Alemão” (Secretário Nacional de Juventude do PCdoB e ex dirigente da UJS).

7 O prazo limite para envio dos textos é 22 de setembro.

8 No e-mail em que for(em) enviada(s) a(s) redação(ões), devem conter as seguintes informações acerca do(a) autor(a): nome completo, cidade, estado, telefone, tarefa em que milita.

9 Serão levados em consideração para avaliação do texto (formato livre): clareza das idéias, presença de conteúdos históricos, ideológicos e/ou políticos, criatividade, beleza do texto e cumprimento das regras deste regulamento.

10 O resultado estará disponível na página da UJS a partir do dia 25 de setembro, assim como todos os textos enviados.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

SCC inscreve para o Prêmio Estórias de Pontos até 29 de outubro

O Ministério da Cultura (MinC), representado pela Secretaria de Cidadania Cultural (SCC), abre inscrições para o Prêmio Estórias de Pontos de Cultura até 29 de outubro. Serão concedidos 25 prêmios de R$ 5 mil, totalizando um investimento de R$ 125 mil. A distribuição deles obedecerá a proporção de Pontos de Cultura existentes nas cinco regiões do país: Sudeste (oito prêmios), Nordeste (seis), Norte (cinco), Sul e Centro-Oeste com três prêmios cada uma (confira edital e anexos após o texto).

O objetivo do Prêmio Estórias de Pontos de Cultura é valorizar e dar visibilidade às ações dos Pontos de Cultura nas diversas regiões do país, por meio da publicação de histórias biográficas institucionais, juntamente com a biografia de um personagem da comunidade que se destaca pelo seu conhecimento, atuação e história de vida. Desta forma, será feito um trabalho de reconhecimento dessas instituições como espaços de experimentação e inovação cultural e social.

Os Pontos de Cultura representam processos vivos, empíricos, repletos de testemunhos e personagens intensos, criativos e comprometidos com sua própria história e com a história de uma nação nova, ousada, contemporânea e criativa. Poderão participar da seleção todos os Pontos de Cultura conveniados com o Programa Cultura Viva desde 2004.

O personagem da comunidade deverá ser escolhido de acordo com a estória de militância cultural, podendo ser em qualquer uma das vertentes culturais, construída ao longo de sua vida. O relato do personagem despertará o sentimento de pertencimento nas comunidades, o que provoca uma nova percepção sobre as coisas simples e pequenas, permanentemente esquecidas no fluxo da vida, no interior silencioso do cotidiano.

Livro e vídeo
As histórias biográficas poderão integrar livros ou vídeo-documentários, e no mínimo 5% desses produtos serão destinados aos Pontos de Cultura para a realização de atividades de mobilização e divulgação.

A comissão avaliadora das propostas, composta por representantes do MinC e especialistas na área cultural, vão analisar critérios como a história institucional do Ponto de Cultura, biografia do personagem, comprovação da realização de projetos relevantes na área da cultura, contribuição sócio-cultural para as comunidades em que atual, nível de envolvimento da comunidade com o trabalho realizado pelo Ponto, dinamismo dos espaços culturais, capacidade para a formação de parcerias e geração de emprego e renda.


Mais informações MinC

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

EDITAL FUZARCA

PROPOSTA E FINALIDADE

1. O Fuzarca é uma Festa Cultural de manifestações artísticas integradas e que promove o protagonismo cultural de estudantes de Faculdades e Universidades brasileiras.

2.Negrito Em sua primeira edição, o processo seletivo de artistas e grupos é realizado por uma equipe curatorial multidisciplinar, e tem seu foco nas áreas de Música, Audiovisual e Fotografia.

3. O projeto tem o objetivo de divulgar os trabalhos de artistas universitários em início de carreira, abrindo um espaço de visibilidade, oxigenando e incentivando a inovação e a inquietação da produção artística realizada dentro das instituições de ensino.

4. O evento deste ano apresentará os artistas selecionados, numa grande Festa Cultural na Casa das Caldeiras, em São Paulo, com 12 horas de duração e capacidade para 1.500 pessoas.

PARTICIPANTES

5. O Festival é destinado a alunos e formandos que estejam cursando em Faculdade ou Universidade que possua o respectivo reconhecimento do MEC – Ministério de Educação e Cultura.

6. Não são aceitos trabalhos de participantes não matriculados em instituições de ensino que não atendam o requisito do parágrafo anterior; salvo exceções dispostas nesse regulamento.

7. Os participantes devem estar matriculados em cursos de qualquer área, não sendo obrigatório ser estudante de nenhuma das áreas artísticas em questão.

8. São considerados formandos os alunos que concluíram seu curso até o prazo máximo de 03 (três) meses antes da data da realização do evento.

9. Os participantes devem ter 18 anos completos, sem limite máximo. Não há restrições quanto ao local de residência ou à instituição de ensino, desde que ambos residentes ou fixados em território nacional.

INSCRIÇÕES


10. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas única e exclusivamente via INTERNET, entre 01/09 e 15/10, pelo site oficial do evento(www.fuzarca.art.br), através do ficha de inscrição.

11. Eventuais despesas necessárias para que se efetue a inscrição são de responsabilidade exclusiva do participante.

12. A inscrição deve ser efetuada por apenas um participante representante de cada trabalho, através de cadastro pessoal.

13. O participante será responsável pela inscrição, informações prestadas, acompanhamento do processo seletivo e apresentação do trabalho eleito na ocasião do evento.

14. A inscrição do trabalho deve seguir os formatos e especificações técnicas de cada área, conforme previstas neste regulamento.

PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÃO PARA CADA ÁREA

Música

15. Serão selecionados de 06 (seis) a 10 (dez) trabalhos musicais (músicos solo ou bandas) para apresentação com duração mínima de 30 e máxima de 40 minutos.

16. O número de integrantes pode variar de 01 (um) a 07 (sete) por trabalho, sendo obrigatório o mínimo de 50% dos músicos composto por estudantes ou formandos.

17. Junto ao preenchimento da ficha de inscrição no site www.fuzarca.art.br, deve ser fornecido pelo participante os seguintes materiais a serem avaliados pela Comissão de Seleção:

link na INTERNET que contenha no mínimo 03 (três) músicas que se pretende apresentar no evento - canal preferencial: www.myspace.com

release ou descrição com histórico de atuação do artista ou grupo

imagens do artista ou grupo

outras informações adicionais e links que forneçam referência sobre o trabalho que está sendo inscrito, se houver.

Audiovisual

18. Serão selecionados entre 15 (quinze) e 35 (trinta e cinco) trabalhos audiovisuais de pequena duração - com no máximo 5´ (cinco minutos)- para apresentação no evento. Podem ser inscritos curtas-metragens, documentários, animações, videoarte, clips musicais e qualquer outro gênero, desde que respeitado o limite de duração.

19. O realizador da inscrição deve ser o responsável pela concepção e direção do trabalho audiovisual inscrito.

20. Junto ao preenchimento da ficha de inscrição presente no site www.fuzarca.art.br, deve ser fornecido pelo participante os seguintes materiais a serem avaliados pela Comissão de Seleção:

link na INTERNET que contenha o trabalho audiovisual que se pretende apresentar no evento - canal preferencial: www.youtube.com

sinopse do trabalho inscrito

release ou descrição com histórico de atuação do autor do trabalho

outras informações adicionais e links que forneçam referência sobre o trabalho que está sendo inscrito, se houver.

Fotografia

21. Serão selecionados de 05 (cinco) a 08 (oito) trabalhos para exposição.

22.
A impressão e montagem da exposição serão financiadas pela organização do FUZARCA, não havendo custos para os selecionados.

23. Junto ao preenchimento da ficha de inscrição presente no site www.fuzarca.art.br, deve ser fornecido pelo participante os seguintes materiais a serem avaliados pela Comissão de Seleção:

de 03 (três) a 10 (dez) fotos que se pretende apresentar no evento, sendo cada uma delas deve ser apresentada em arquivo digital de tamanho máximo de 1.400 pixels no lado maior.

link na INTERNET que contenha as fotos que se pretende apresentar no evento - canal preferencial: www.flickr.com.

texto explicativo da proposta

currículo sucinto do artista

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

24
. Não há forma, categoria, estilo, nem gênero pré-estabelecido para a inscrição de trabalhos.

25. O Fuzarca pretende revelar artistas e grupos cujo trabalho seja original, inovador e procure não reproduzir as formas estabelecidas no mercado.

26. Neste sentido, serão privilegiadas propostas nas quais a inquietação artística seja a motivação e a tônica do resultado que se apresenta, compreendendo – e se apropriando – da vasta diversidade de elementos criativos que permeiam a produção cultural brasileira.

27. Os critérios gerais de avaliação são:

Adequação à proposta citada acima

Qualidade técnica e estética do trabalho

Consistência quanto ao conteúdo

Regularidade quanto aos critérios do regulamento

COMISSÃO DE SELEÇÃO E PROCESSO SELETIVO

28. A seleção dos trabalhos será realizada por uma Comissão de Seleção composta por profissionais de diferentes especialidades na área cultural e artística.

Israel do Vale http://futurodamusica.zip.net/

Leonardo Brant – www.brant.com.br

Fernando Velazquez– http://www.blogart.com/indexhibit/

Ding Musa – www.dingmusa.com

RESULTADOS


29. A publicação geral dos trabalhos selecionados se dará pelo site oficial do evento (www.fuzarca.art.br), em 05 de novembro de 2009.

30. Os autores dos trabalhos selecionados serão notificados do resultado a qualquer tempo e terão o prazo de 05 dias corridos para a confirmação de sua participação no evento. Este prazo de confirmação será contado da notificação individual e não da publicação geral.

31. Decorridos os 05 dias sem a devida confirmação de inscrição, o trabalho será automaticamente excluído do rol dos selecionados para ser substituído por outro a ser definido pela Comissão de Seleção.

32. Para validar a participação dos artistas selecionados, é necessário que cada um dos participantes apresente os seguintes documentos:

Notificação devidamente assinada

Cópia do R.G.

Cópia do C.P.F.

Comprovante de matrícula (último boleto, atestado da instituição de ensino, etc.)

EVENTO

33. O evento acontecerá na Casa das Caldeiras (www.casadascaldeiras.com.br), no dia 28 de novembro de 2009, em São Paulo, das 16:00h às 04:00h.

DISPOSIÇÕES FINAIS

34. Os artistas selecionados desde já autorizam a gravação de sua imagem e voz, bem como a posterior utilização para os fins institucionais sem limitação de prazo e território, para as finalidades a que se propõe este Edital.

35.
Fica autorizada também a utilização das imagens e áudios dos trabalhos selecionados para:

* Armazenamento e exibição parcial na internet, especificamente no website www.fuzarca.art.br, ou outro que eventualmente o substituir.

* Reprodução nos materiais informativos e de divulgação do evento, tais como catálogos, folders, entre outros.

36. O ato de inscrição implica na automática e plena concordância com os termos deste regulamento.

37. Serão rejeitadas inscrições que não atendam aos termos deste regulamento.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

BANDA SIMPLES RAP´ORTAGEM

EDITAL AUDIÇÃO NOVA VOCALISTA N° 02/2009

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

A audição será realizada com as participações especiais dos artistas Jorge Hilton (vocalista do grupo), Paula Azeviche (ex-vocalista), Ângelo Flávio (ator), Jedjane Mirtes (coreógrafa), Léo Bitencourt (músico), Rita Cajaíba (produtora) que serão também os jurados.


A audição para a nova vocalista da Simples Rap´ortagem terá como pré-requisitos:

o mulher, a partir de 18 anos de idade;

o simpatizante do Hip-Hop;

o afinidade com a temática racial, de gêneros e afins;

o algum conhecimento teórico musical;

o perspectivas de viver de música.

METODOLOGIA DA SELEÇÃO

A seleção terá 02 etapas em dias diferentes, conforme definido no item 3.

Serão avaliados os seguintes critérios:

o voz;

o ritmo;

o performance (presença de palco).

Na primeira etapa, as candidatas deverão interpretar um trecho de 02 músicas de livre escolha com até um minuto de duração cada, sendo 01 de rap nacional e 01 de qualquer estilo musical.

Na segunda etapa, as candidatas deverão interpretar o trecho da música Lira (introdução) da Simples Rap´ortagem, que será enviada por e-mail às finalistas.

DATAS DAS ETAPAS

A primeira etapa da audição será dia 03 de outubro de 2009, das 8h às 14h.

A segunda etapa será dia 17 de outubro de 2009, das 8h às 14h.

Parágrafo único: As datas das etapas da audição poderão ser modificadas a qualquer momento.

LOCAL

Espaço Xisto Bahia – Biblioteca Central dos Barris, Centro, Salvador – Bahia.

Parágrafo único: As candidatas de outras cidades interessadas em participar da audição deverão arcar com suas despesas pessoais.

INSCRIÇÃO

As inscrições serão encerradas no dia 19 de setembro de 2009.

As interessadas poderão inscrever-se de 02 maneiras:

o através de e-mail, deverão enviar seus contatos (número de telefone residencial, celular e e-mail) para: escritorioepa@yahoo.com.br;

o através do Orkut, deverão deixar seus contatos (número de telefone residencial, celular e e-mail) no tópico específico “Audição da nova vocalista”, na comunidade oficial da Simples Rap’ortagem.

Arte e Participação

Revelar novos artistas, apresentar a produção de arte contemporânea emergente e mapear as principais escolas no Brasil. Esse é um dos desafios do projeto Olheiro da Arte, que lança concurso com inscrições gratuitas abertas a estudantes de arte de todo o País.
O Projeto reúne novos artistas em galeria digitais disponibilizadas para o público no portal do
Centro Cultural da Justiça Eleitoral. Além de conhecer a diversidade de trabalhos inscritos, internautas e críticos podem votar nas obras preferidas e ajudar a eleger os vencedores do concurso.

O concurso

Vinte estudantes de arte participantes são pré-selecionados pela
curadoria do Projeto a cada mês, entre julho e dezembro de 2009. Depois, os internautas manifestam sua preferência e votam nos três melhores. Os trabalhos mais votados serão apresentados no programa “Metrópolis”, transmitido pela TV Cultura, para nova escolha do público.

A exposição

Os melhores projetos do ano revelados pelo concurso participarão de uma mostra coletiva no CCJE, no Rio de Janeiro. A exposição será realizada no primeiro trimestre de 2010.

Quem pode participar

Podem se inscrever estudantes das escolas de arte de todo o Brasil, inclusive alunos de cursos livres. Podem ser nacionais ou estrangeiros, domiciliados no País há mais de três anos. Não é necessário ter realizado exposição anterior. Não há taxa de inscrição.
Quer participar?
Inscreva-se aqui.