terça-feira, 29 de janeiro de 2008

EDITAIS

* IBERMEDIA
Até 18 de fevereiro
A Agência Nacional do Cinema (ANCINE) está com inscrições abertas para projetos que buscam Apoio Financeiro do Programa Ibermedia, que tem por finalidade subsidiar projetos cinematográficos ibero-americanos, nas modalidades Programas de Formação, Co-produção de filmes ibero-americanos, Desenvolvimento de projeto de cinema e televisão e Distribuição e Promoção de filmes ibero-americanos. Editais de cada modalidade, formulários e outras informações: www.programaibermedia.com
.
* SAV/MINC
Até 29 de fevereiro
Estão aberta inscrições para os sete Editais de Fomento à Produção Audiovisual 2007/2008, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV/MinC). O total de recursos mobilizados para o apoio às produções é de aproximadamente R$ 10 milhões. Veja cada um dos sete editais e os arquivos importantes para inscrição na nova página do MinC: www.cultura.gov.br . Informações: (61) 3316-2088 / 2044 (tarde).
.
* REVELANDO OS BRASIS III
Até 28 de março
O programa Revelando os Brasis tem o objetivo de promover a inclusão e a formação audiovisuais por meio do estímulo à produção de vídeos digitais. Dirigido a moradores de municípios brasileiros com até 20 mil habitantes, o projeto contribui para a formação de receptores críticos e para a produção de obras que registrem a memória e a diversidade cultural do país, revelando novos olhares sobre o Brasil. Para acessar o regulamento e a ficha de incrição de projetos, visite o endereço do programa Revelando os Brasis: www.revelandoosbrasis.com.br/.
.
FESTIVAIS
.
-CINE PE
Até 31 de janeiro
Estão abertas as inscrições para o Cine PE, Festival do Audiovisual 2008, que será realizado de 28 de abril a 4 de maio no Recife. O festival é destinado a filmes de curta e longa-metragens 35mm e curta-metragem em vídeo digital, finalizados a partir de maio de 2007, e que se enquadrem nas categorias Ficção, Documentário e Animação. Os interessados podem se inscrever pela página www.cine-pe.com.br, ou pessoalmente, na Rua João Cardoso Aires, 1042 - Boa Viagem – Recife. Outras informações: (81) 3461.3773.
.
-ECO BAHIA
Até 31 de janeiro
Estão abertas inscrições para a Mostra itinerante no Brasil, que acontece em agosto em Salvador (BA), dentro do 1º Eco Bahia: Festival Internacional do Audiovisual Ambiental. Podem concorrer filmes, vídeos e programas de televisão que tratem de questões de sustentabilidade e meio ambiente na América Latina. O material deve ser enviado para Ecomove International, Max-Brauer-Allee 277, 22769 Hamburg, Germany. Outras informações: www.ecomove.de/projekte Brasilien.cfm/.
.
-CINEMA EM CONSTRUÇÃO
Até 31 de janeiro
Durante o próximo “Encontro dos cinemas latino-americanos de Toulouse”, que acontece entre 28 de março e 6 de abril na cidade francesa, acontece paralelamente o programa “Cinema em Construção”, destinado a auxiliar a finalização de longas metragens de ficção. Podem concorrer filmes realizados em 35 e 16 mm, assim como em vídeo. Os concorrentes devem enviar três DVDs com o material já filmado, com legendas ou lista de diálogos em espanhol, francês ou inglês. Ficha de inscrição e outras informações: www.cineenconstruccion.com e www.cinelatino.com.fr/.
.-FESTIVAL DE CUIABÁ
Até 15 de fevereiro
estão abertas as inscrições para as mostras competitivas do 15º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, que terá como tema "100 Anos de Cinema em Mato Grosso". Os cineastas interessados em participar poderão se inscrever nas categorias Vídeo e Curta Metragem. Ficha de inscrição, regulamentos e outras informações: www.institutoculturalamerica.org /.
.
-CINE CEARÁ
Até 15 de fevereiro
O Cine Ceará, Festival Ibero-Americano de Cinema, recebe inscrições para a sua 18ª edição, que será realizada de 10 a 17 de abril em Fortaleza. As inscrições podem ser feitas para a Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem e para a Competitiva Brasileira de Curta-Metragem. Regulamento, ficha de inscrição e outras informações: www.cineceara.com.br/.
.
-CURTA-SE 8
Até 16 de fevereiro
Estão abertas as inscrições para o Curta-se 8, que abrange a partir desta edição os países ibero-americanos que fazem parte do Programa Ibermedia. Os inscritos podem concorrer entre cinco categorias competitivas. Ficha de inscrição e outras informações: www.curtase.org.br/.
.
-CINEME-SE 08
Até 21 de março
O Cineme-se 2008, Festival da Experiência do Cinema, que acontece em Santos (SP) entre maio e junho próximos, está com inscrições abertas para curtas-metragens com tema livre e duração de 1 a 20 minutos. Os curtas selecionados participarão das sessões “Cineme-se”, “maratona de curtas”, “vídeo minuto”, “experimental”, “cidade tela” e “sessão criança”. Inscrição e outras informações: http://sites.unisanta.br/cineclube/cinemese/.
.
-POVOS INDÍGENAS
Até 16 de maio
Estão abertas as inscrições para o IX Festival Internacional de Cinema e Vídeo dos Povos Indígenas, que se celebrará em La Paz e Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, de 11 a 20 de setembro. As inscrições podem ser feitas pela internet através do sítio www.plandecomunicacionindigena.org/. Outras informações: www.clacpi.org/.
.
MOSTRAS
.
CURTA NAS TELAS
De 11 de fevereiro a 14 de março, a Prefeitura de Porto Alegre está com inscrições abertas para a 33ª Seleção do Curta nas Telas. Poderão participar do concurso filmes de curta-metragem brasileiros, em bitola 35 mm, com duração de até 15 minutos, incluídos os créditos, que não tenham sido exibidos através da Lei Federal nº 6821/1975 e que tenham sido realizados após o ano de 1990, inscritos por pessoas físicas ou jurídicas. Regulamento, ficha de inscrição e outras informações: www.portoalegre.rs.gov.br/.
.
GUARNICÊ 08
Estão abertas as inscrições para o 31° Festival Guarnicê de Cinema, que acontece entre os dias 15 e 21 de junho, em São Luís, Maranhão. Haverá concursos de curtas e médias-metragens captados em película ou vídeo, filmes super 8, videoclipes, vídeos de 1 minuto, comerciais (destinado às agências e produtoras do Maranhão) e tele-reportagem (exclusivo às emissoras de televisão do Estado). Além das mostras competitivas, acontecem palestras, cursos e mostras itinerantes durante o festival. O prazo máximo para inscrição é 31 de março. Informações: (98) 3231.2887 e 3232.3901.
.
FILME LIVRE 08
A 7ª Mostra do Filme Livre, que começa dia 19 de fevereiro no Centro da capital carioca, já tem seus protagonistas: foram 220 selecionados dos 691 inscritos. Filmes de todos os formatos, gêneros, durações e feitos em qualquer época. De produções nordestinas, foram 27 as selecionadas. Relação completa e outras informações:
www.mostradofilmelivre.com/.
.
VERÃO AUDIOVISUAL
A 3ª Mostra Verão de Vila Velha (ES) está dedicada este ano aos 80 anos do cineclubismo brasileiro. O evento organizado pelo Movimento Cineclubista do Espírito Santo acontece até 23 de fevereiro na Tenda da Cultura, em Coqueiral de Itaparica, Vila Velha, com entrada franca. O público poderá conferir, entre curtas, vídeos e longas-metragens, nove documentários inéditos no Estado. Outras informações: www.cineclubes.org.br/.
.
--------------------------------------
ACESSE WWW.CULTURA.GOV.BR
--------------------------------------

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Publicados os Editais de Fomento à Produção Audiovisual 2007/2008

As inscrições para os sete Editais de Fomento à Produção Audiovisual 2007/2008 do Ministério da Cultura podem ser realizadas até o dia 29 de fevereiro de 2008. As portarias que instauram os concursos foram publicados na edição de 26 de novembro de 2007 no Diário Oficial da União.
.
O total de recursos mobilizados para o apoio às produções é de R$ 9.800.000,00.
.
Regionalização das políticas públicas
Respeitando o princípio de regionalização das políticas públicas, seis dos sete editais publicados prevêem que haverá pelo menos uma proposta selecionada em cada uma das cinco regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste).
.
Política para estreantes
Os editais para filmes de baixo orçamento, desenvolvimento de roteiros e de curta-metragem dos gêneros ficção, documentário ou experimental têm uma política de selecionar propostas de diretores estreantes e experientes.
.
No Edital de baixo orçamento, são reservados 2 projetos, de um total de 5, para diretores estreantes. São considerados diretores estreantes aqueles que ainda não realizaram nenhum longa metragem e que atendam a pelo menos uma das seguintes exigências: tenha assinado a direção de pelo menos 2 (dois) filmes de curta metragem ficção; ou tenha assinado a direção de pelo menos 1 (um) filme de curta metragem ficção e atuado como Assistente de Direção ou Diretor/Assistente de Fotografia ou Montador/Assistente de Montagem ou Roteirista, em pelo menos um filme de longa metragem ou em três curtas. Diretores não estreantes são aqueles que já dirigiram um ou mais filmes de longa metragem.
.
No Edital para apoio ao desenvolvimento de roteiros, serão selecionados pelo menos 4 projetos de roteiristas estreantes. Roteirista estreante é aquele que nunca teve um roteiro de longa metragem ficção produzido e veiculado na televisão e/ou exibido em sessões públicas.
.
No edital de curtas de ficção, documentário ou experimental serão aprovados pelo menos 8 projetos de estreantes, do total de 20 obras apoiadas. Neste caso, diretor estreante é aquele que ainda não dirigiu obra realizada em película. Diretor não-estreante é aquele que já dirigiu uma ou mais obras realizadas em película.
.
Informações: (61) 3316-2088/2044, das 14 às 18horas.
.
(Priscila D. Carvalho, SAV/MinC)